quinta-feira, 2 de junho de 2011

Patrimônio cultural material e imaterial

Material

Patrimonio material , nada mais é do que um bem historico MATERIAL , ou seja , algo que se possa tocar 
EX : Uma estatua , uma igreja , uma pintura . 
Imaterial 

Patrimônio cultural imaterial (ou patrimônio cultural intangível) é uma concepção de patrimônio cultural que abrange as expressões culturais e as tradições que um grupo de indivíduos preserva em respeito da sua ancestralidade, para as gerações futuras. São exemplos de patrimônio imaterial: os saberes, os modos de fazer, as formas de expressãocelebrações, as festas e danças populares, lendasmúsicascostumes e outras tradições

No Brasil

Em São João del-ReiMinas Gerais, um exemplo de patrimônio cultural imaterial é o modo de tocar dos sinos, cuja "linguagem" é peculiar meio de comunicação e está sendo objeto de registro pelo IPHAN. Em Minas Gerais, por exemplo, o Modo artesanal de fazer queijo é importante registro de patrimônio intangível.
Em PirenópolisGoiás, outro exemplo de patrimônio imaterial é a Festa do Divino de Pirenópolis, criada em 1819 e festejada até hoje. É na Festa do Divino que são apresentadas as Cavalhadas, representação da luta entre mouros e cristãos na Idade Média.

Alguns exemplos de patrimônio cultural é cantigas como : Roda pião, Escravos de Jó, Rosa juvenil, Sapo Cururu, O cravo e a rosa, Ciranda-cirandinha e Atirei o pau no gato.
Brincadeiras como: Amarelinha, bolinha de gude, cantigas de roda, passa anel, roda pião, pipa… 


Receitas como a de minha avó que a mãe dela ensinou pra ela, e ela ensinou pra minha mãe e minha mãe me ensinou.

Macarrão Caseiro  

Ingredientes:

Ovo
Trigo
Sal
Agua

Modo de preparo

Junte os ovos, trio e o sal, até formar uma massa. Abra a massa e deixe ela descansar por uns 20 minutos e reserve. Coloque 1 litro de agua pra ferver. Enrole a massa e corte em tirinhas. Assim q vai cortando as tirinhas ja coloque pra cozinhar na agua fervente. Depois sirva com um molho de sua preferência !

_________________________________________________________________________

Pão Caseiro  



Ingredientes:

1 kg de trigo
2 ovos
1 colher de sal
2 colheres de açucar
2 pedra de fermento
1 concha de óleo

Modo de preparo

Coloque o fermento em um canecão, acrescente 2 colheres de açucar, 1 colher de sal e duas colheres de trigo. Morne um litro de agua e acrescente também e vai batendo com uma colher até crescer um pouquinho. Em uma bacia coloque o trigo, óleo e os ovos. Depois vai colocando o fermento do canecão devagar e mexendo até da o ponto da massa. Depois corte e enrole a massa de pão, põe em uma forma e cubra com um cobertor até crescer. Leve ao forno para assar por 40 minutos e sirva a seguir.
(Receitas falada pela avó da Josi dona Valdira)

Um comentário: